Blog da Integrare

Demência
Por Integrare em 30/05/2024

Demência: entenda essa condição delicada

A demência é uma diminuição lenta e progressiva da função mental que afeta a memória, o pensamento, o juízo e a capacidade para aprender.

A demência é a razão para mais de 50% das internações nos asilos, e ocorre principalmente em pessoas com mais de 65 anos. No entanto, a demência é uma perturbação e não é uma parte do envelhecimento normal. A demência normalmente apresenta início gradual e não um início definitivo. 

Essa condição é uma deterioração mais grave das capacidades mentais, que piora com o tempo. As pessoas com um envelhecimento normal podem perder coisas ou esquecer detalhes, mas as que sofrem de demência podem esquecer por completo alguns acontecimentos.

 

SINTOMAS: 
Normalmente os sintomas incluem perda de memória, problemas para utilizar a linguagem e fazer as atividades, alterações de personalidade, desorientação e comportamento disruptivo ou inapropriado. 
Os sintomas progridem de forma que a pessoa não pode realizar suas tarefas sozinhas, tornando-a totalmente dependente dos outros. 


CAUSAS:
    Normalmente, a demência ocorre como uma doença do cérebro sem qualquer causa, mas pode ser provocada por diversos problemas. A causa mais comum é a doença de Alzheimer, mas também pode ser Parkinson e outras doenças ou quadros clínicos. Existem também vários medicamentos que podem causar ou piorar, temporariamente, os sintomas da demência, são esses os soníferos, medicamentos para resfriados, medicamentos contra a ansiedade e antidepressivos. 


DIAGNÓSTICO: 
Os médicos baseiam o diagnóstico nos sintomas e resultados de um exame físico, além dos exames mentais. 
Para determinar a causa são utilizados exames de sangue e por imagem. 


TRATAMENTO:
O tratamento se concentra em manter a função mental o maior tempo possível e fornecer apoio conforme a pessoa decai. 


PARA O CUIDADOR:
Nessas situações de demência, a pessoa destinada ao cuidado precisa estar bem preparada e entender muito bem de qual demência se trata e qual o comportamento esperado, para saber como lidar. É importante o uso de palavras simples e sentenças curtas, em um tom calmo e gentil.

  • Não trate a pessoa como um bebê ou um ser incapaz;
  • Minimize distrações e barulhos;
  • Faça contato visual e chame a pessoa pelo nome;
  • Forneça tempo suficiente para uma resposta;
  • Planeje o banho para a hora do dia em que a pessoa está mais calma e cooperativa.

Essas são apenas algumas precauções e cuidados que se é necessário ter com os idosos com demência. 
 

 

Conte conosco para cuidar de quem você ama! 

WhatsApp: 47 99266-2028

Email: contato@integrareatevoce.com.br
 

Veja também...